Brejo

do Meio

Brejo do Meio é um distrito rural que se localiza no entorno de Marabá, a 20 km do centro da cidade, por meio da estrada do Rio Preto, com uma população aproximadamente de cinco mil habitantes.

A origem do nome dá-se em razão do igarapé que corta o distrito, situado entre dois “sanguessuga” e “serrinha”, formando-se três o “Brejo do Meio”.

O povoamento do distrito se deu em meados da década de 70 com a chegada de imigrantes nordestinos, sobretudo pernambucanos, maranhenses e goianos que vinha trabalhar nos castanhais e como mariscadores.

A economia local gira em torno da agricultura familiar e agropecuária, com um grande potencial para o gado de corte, produção de leite, fruticultura e horticultura.

Na área da educação o distrito conta com um Núcleo de Educação Infantil (N.E.I Antônio Monteiro), uma Escola de Ensino Fundamental ( Pedro Marinho de Oliveira)  e uma de  Ensino Fundamental e Médio em regime modular (Professor Raimundo Gomes).

Na área da saúde o distrito dispõe apenas de uma Unidade Básica de Saúde (José Manuel da Anunciação) e atendimento Médico apenas duas vezes por semana todas as demais necessidades são atendidas na sede do Município de Marabá.